"Excelente"

Fui hoje a mais uma consulta no hospital onde estou a ser seguida a um cancro da mama, e não podia ter melhores notícias do que aquelas que recebi do meu médico assistente: "Excelente. As sua análises estão excelentes e os exames também estão excelentes", disse-me.
Ao fim de quatro anos e meio de uma luta, ouvir o médico dizer que se está "excelente" é algo que nos faz sentir tão felizes e nos dá uma força tremenda para continuar a caminhar, e ninguém pode imaginar como é mesmo tão bom ouvir este "excelente" ao fim deste tempo.
Este caminho não foi em vão, nunca é em vão, quando se luta por uma causa maior, mesmo quando não se vence. E vencer um cancro, grave, é ainda mais consolador e faz-nos olhar com um novo olhar para o valor da vida, para aquilo que é essencial e por que vale mesmo a pena lutar.
E o quanto não aprendemos neste caminho, meu Deus! Desde logo a ter a capacidade de acreditar que é possível ter esperança, que no meio da escuridão é possível descobrir a luz, que no meio da inquietação e da angústia é possível encontrar a serenidade e a alegria para ir até onde as nossas forças físicas nos levarem.
Eu tive sorte, tenho a sorte de que tudo esteja a correr bem, mas outras e outros há que não têm a mesma sorte, mas não são menos do que eu. Se calhar até são mais, porque lutaram até ao limite do que lhes foi possível, com uma dignidade que muitas vezes nos surpreende, vencendo medos, angústias e tantas outras dores que desconhecemos porque vividas a sós, no silêncio da alma. Estas e estes são e serão sempre para mim um exemplo de vida, pelo caminho trilhado, pela luta perdida contra algo mais forte, mas não superior e pelo testemunho que deixaram a todos os que tiveram o privilégio de os acompanhar e que tanto aprenderam. Rendo-lhes aqui a minha sincera homenagem. É o mínimo que posso fazer perante tamanho testemunho.
Daqui a seis meses volto, e, como me disse o médico, como faz os cinco anos "vamos mudar a medicação para que tudo continue excelente".
Saí da consulta tão feliz e, uma vez mais, percebi que não é preciso muito para o ser, basta uma palavra: excelente, e a nossa vida segue o seu destino cheia de alegria e ternura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que nasce?

Bom dia!

Homenagem à minha Mãe