"Deixa a tua terra, a tua família e vai para a terra que eu te indicar"

Foi precisamente há 39 anos deixei a minha terra, a Beira - Moçambique, para vir para Portugal com a minha mãe e os meus irmãos. O meu pai ainda lá ficou mais uns meses, veio em Janeiro de 1975.

Tinha-se dado o 25 de Abril, o receio de que, com a independência, o país se tornasse ingovernável e/ou perigoso fez com que muitos portugueses partissem para uma terra que há anos tinham deixado para trás em busca de um futuro mais promissor, e para outros como eu e os meus irmãos, não conhecíamos de todo.
Tinha 14 anos quando deixei a Beira. Não sabia o que vinha encontrar. De certo uma realidade completamente diferente daquela que vivíamos, pois apesar de estarmos muito longe do poder instituído no país, estávamos muito mais avançados do que Portugal. A influência da África do Sul e da antiga Rodésia (hoje Zimbabué) tinham os seus efeitos em Moçambique.

Ao longo de todos estes anos este convite que Deus faz a Abraão: "Deixa a tua terra, a tua família e vai para a terra que eu te indicar" (Gen. 12, 1) tem-me interpelado muito. Que significado tem isto na minha vida? De que terra sou? A quem pertenço? O que me pede Deus ao dizer-me "Deixa a tua terra?"

Deixar a minha terra e ir para outro lugar desconhecido é sentir-me livre, perceber que não pertenço a ninguém, mas que para onde for tenho uma missão a cumprir, tal como Abraão, que partiu sem "olhar par trás", apenas confiado naquilo que Deus lhe disse.

Em cada dia, a cada momento, Deus pede-nos que nos deixemos conduzir por Ele, porque como Abbá, quer o melhor para nós e esse melhor é estar onde Ele quer que nós estejamos e aí construirmos o seu reino, um reino onde todos tenham lugar, sem discriminações, com justiça e Amor.

Aqui vos deixo uma imagem com alguns lugares da Beira que eu deixei, mas de que tanto gosto.




Comentários

  1. E ainda bem que vieste, é muito bom ter-te por cá!
    Obrigado por tudo!
    Ha, as fotos são lindas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O que nasce?

Homenagem à minha Mãe

DIA DA MÃE