"Vou para França, aqui já não posso estar mais"

A falta de perspectiva de um emprego, de uma vida mais digna e as dificuldades que dia-a-dia muitos dos portugueses sentem para terem uma vida minimamente estável, está a levar muitos ao desespero, à angústia, à falta de Esperança e a abandonar o país por não conseguirem, ou já não serem capazes, de encontrar soluções para poderem viver, senão mesmo sobreviver.

É o que um familiar meu vai fazer já a partir de Agosto. "Vou para França, porque aqui não aguento mais, não tenho hipótese nenhuma. Vai-me custar muito, mas tem que ser."

A trabalhar na construção civil, sector que está completamente inactivo, teve que encerrar a pequena empresa que tinha, despedir os funcionários e buscar outros caminhos.

E de novo "Ei-los que partem, novos e velhos" em busca de um futuro que pretendem que os alivie do peso das dificuldades e lhes permita conseguir algum dinheiro para enviar para a família porque, "aqui já não  aguento mais".

É importante poder estar mais próximo destas pessoas para que não partam "sós", com o sentimento de que não há futuro, não há Esperança. Não sendo fácil, é indispensável que o façamos, ainda que as palavras não sejam muitas ou nenhumas. Os gestos de Amor e a nossa presença no tempo que antecede, primeiro a partida, e depois, quando partem, creio que são essenciais para que se sintam mais serenos, tranquilos e com a certeza de que não estão sós, mas que têm a seu lado aqueles que os amam e querem percorrer com eles este caminho.

A ilusão é grande e a incerteza também. Mas o que deve permanecer é a vontade de fazer das fraquezas forças, e acreditar que os caminhos trilhados no meio das dificuldades podem ser uma oportunidade de mudança de vida que nos leva a encontrar um novo rumo para a nossa existência.

Crer num futuro melhor e ter a Esperança, a coragem e a força interior como companheiras de caminho é essencial e um passo enorme para a vitória.

A todos os que partem fica o meu desejo de que tudo corra bem e a certeza da minha presença.


Comentários

  1. De coração bem apertadinho pela nova vida, pela distância, por tudo o que vai representar a ausência, mas confiante que tudo correrá bem, fica o meu grande abraço amigo para toda a gente que se vê obrigada a tomar tal decisão....
    Para o meu mano especialmente, votos de que tudo corra muito bem, e a certesa de que todos estaremos contigo nesta nova vida, nesta nova experiência, dura certamente....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O que nasce?

Bom dia!

Homenagem à minha Mãe